terça-feira, agosto 02, 2005

Ainda em Chefchauen

Dormi que nem uma pedra e afinal, a pensão, apesar de não parecer segura acabou por sê-lo, pois o ambiente que se vive na "Pensión Ibn Battouta", é bastante familiar.
-Ibn Battouta foi um árabe que se fartou de viajar pelo mundo e fez bastante pela cultura Árabe.-
Duche gelado tomado, fomos tomar o pequeno-almoço (sempre acompanhado de suminhos naturais) e demos uma volta para conhecer a cidade e embora estivessemos dentro dela, também quisemos conhecer a medina.
-Medina é como uma ilha, é uma cidade dentro de muralhas rodeada pela cidade nova, é na medina que vivem as pessoas mais pobres, onde se podem ver as coisas mais tradicionais e onde se pode ver uma maior diversidade de lojas. Nas Medinas há de tudo um pouco-.
Na Medina de Chefchauen, mal se entra sente-se logo uma agradável brisa fresquinha que se deve ao facto de esta possuir umas paredes muito altas e de estarem pintadas em tons de azul como se vê na foto abaixo. São também pintadas as paredes de azul, pois assim afugenta os mosquitos não entrando nas casas.



Nesta foto escura que está aqui em baixo vê-se a praça principal (Plaza Uta el-Hammam) onde estão muito restaurantes e onde se vê um palácio (que agora é um museu). Podem reparar também nas esplanadas e nas árvores que estão no meio da praça. É ou não uma praça bonita?


Depois de uma breve visitinha à medina, era então tempo de, com a companhia do nosso Guia Oficial (dizia ele), dar um passeio até à serra. Serra acima nos levou então para podermos ver de que viviam as pessoas que nela habitam. Agricultura, criação de gado e claro... o cultivo da erva. Esta época é de floração, só em setembro se faz a colheita para ser transformada no tão famoso e ilícito haxixe, polén e um sem número de maneiras diferentes para consumir a tão famosa ervinha.

Depois de visto e fotografado, iniciámos o penoso caminho da volta (a subri custa muito, mas a descer parece que custa ainda mais), debaixo de um intenso sol marroquino.

Passámos pelo hotel e almoçámos numa bela esplanada na praça principal (a que está na foto de cima).

5 comentários:

Anónimo disse...

relembrar é sempre bom....agora apercebo-me da falta que marrocos já me faz....
continua a fazer-me ir lá...continua com o diário de bordo...

desde já um obrigada
e beijocas com saudades

isa

Anónimo disse...

tenho fotos novas.vais ver o uso que já eu dei ao fio e ao lenço da hm...são fotos fresquinhas que foram tiradas enquanto eu deveria estar...a estudar para o código...mas é mais forte q eu.ps-abstenho-me de comentários ao diário de bordo pois faz-me mal aos intestinos...
bjnhos

Anónimo disse...

não me digas que foste a marrocos!? à gaijos com sorte!

Anónimo disse...

ah...correcção :) não é "à" mas sim "há". Se me recordo, ainda existes! e quando se trata de português, tem mesmo de ser bom português. Não vá eu sofrer represálias... :p

Anónimo disse...

"�" � com H � PRETO