sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Crise pré 25

No outro dia fui ao aniversário de uma amiga minha e fiquei.. não sei bem definir como me senti, mas fez-me pensar na minha vida.
Ao contrário do que habitualmente acontece, nesse dia fui a primeira a chegar ao restaurante, o que me permitiu ver todas as pessoas a entrar , a sentarem-se e a contar as principais novidades resumidamente.
Tinhamos todos entre 24 e 29 anos e deparei-me com um cenário em que tudo tinha o seu emprego fixo, filhos a caminho, casamentos planeados ou namoros de anos e anos.. uma vidinha rotineira.. que não é mau.. mas a mim assusta-me brutalmente. Senti-me a caminhar para a velhice em anos luz.
Esta cabeça que não para.. começou logo a pensar.. ai estou no último ano do curso, vou ter de entrar no mercado de trabalho, ter a tal vidinha rotineira que tanto me assusta. Casar, ter filhos???? ahhhhhhhhhhhhhhhhhh NÃOOOOOO!! Nunca mais vou ter férias de três meses. É horrível!
Trabalhar nem é o problema, há muitos anos que trabalho, mas eram trabalhinhos da tanga.. se faltasse um dia não era por isso que ia morrer, aquilo não era para a vida.. não tinha a pressão de ter contas para pagar, a casa, etc.
Agora já sinto o peso de ter contas para pagar.. a partir daqui é uma bola de neve.. contas para pagar, igual a responsabilidade, o que implica não nos podemos despedir no verão para ir de férias.. não podemos faltar porque estamos com uma dorzinha de cabeça porque nos podem mandar embora e depois como é que eu pago as contas???? CAOS!!! (não estou a usar vírgulas de propósito.. é mesmo suposto parecer cansativo.. deixar sem folego).
Enfim.. e estava eu nestes pensamentos cansativos, a comer na cozinha ás tantas da manhã, quando aparece a minha mamã com as suas habituais insónias da madrugada, que confesso já sentia falta, e me apaziguou o espírito.
Ela já tem mais uns aninhos que eu.. dizer coisas destas a uma pessoa com o dobro da minha idade soa a rídiculo. Fartou-se de rir.. e eu estava especialmente inspirada.. só me saiam frases dignas de florbela espanca! eheh Tenho pena de não me lembrar de nenhuma agora! O dramatismo em estado bruto!
Eu sei que exagero.. mas porra, nunca pensam nessas coisas? Eu não sei..acho que há pessoas mais talhadas para a realidade da nossa sociedade que outras. Eu gostava de viver num mundo paralelo.. sem obrigações. Desde pequenina que as obrigações me matam. Os livros obrigatórios a português.. eu que adoro ler, sempre que me obrigavam a ler um livro não conseguia. Só lia depois de já não ser necessário. Será que é crónico?? Começo a ficar preocupada!
Bem.. vamos esperar que isto passe! Beijocas e abraços e até à próxima!

3 comentários:

Anónimo disse...

O Bruno não escreve porque?

Anónimo disse...

Nao es a unica a pensar isso... A verdade eh q talvez sejas uma resistente, e as pessoas q te rodeiam ja se submeteram aquela realidade q nos eh imposta pela sociedade!!
Seja qual for o cenario, ha sempre trilhos ou habitos q te poderao transformar a tua vida naquilo que tu quiseres, e que te mais satisfara!

John disse...

Parabéns Renata! Gostei muito das tuas palavras neste teu último post, bem como de todo o conteúdo deste blog. Fiquei curioso, vim espreitar e surpreendeste-me.
Mais uma vez muitos parabéns e continua!